Como jogar?
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Como jogar?
Para jogar neste fórum, você deve primeiro criar um personagem e se registrar!
Siga as instruções de registro no tópico: Como se registrar?
Agora sim...
COMO FUNCIONA O JOGO?
É muito simples!
Nosso jogo é basicamente uma narrativa escrita contínua, onde você narra seu personagem em interação com os ambientes e demais personagens. É como contar uma história junto com outras pessoas.
.POSTAGEM
- Poderão haver várias cenas acontecendo simultaneamente em um mesmo tópico, mas como o cenário (tópico) é compartilhado pelos jogadores ali presentes, é fundamental que casa personagem tenha sua visão sobre a área e todos que estão possivelmente visíveis nela.
Usem o bom senso.
Regra 1: Padrão de Postagem
Os posts deverão ser feitos sempre levando em conta o cenário e os personagens presentes no local, interagindo com o meio da seguinte maneira:
*Ação*
”Pensamento”
- Fala
Ex:
*Vou andando calmamente até a beira do rio e respiro bem fundo enquanto observo a paisagem.*
"Nossa, que dia bonito!"
- Ai que preguiiiiçaa!!
*Me sento ali de forma desengonçada, aproveitando o banho de sol.*
(OBS: Podem ser usados outros padrões, desde que fique claro para os outros jogadores qual o significado destes padrões e quais as ações e impressões de seu personagem, de forma que o post fique legível e compreensível.)
Regra 2: Ordem de Postagem
Caso interajam mais de dois personagens em uma Cena ( Lembrando que em um tópico podem haver varias cenas acontecendo ao mesmo tempo.), os jogadores deverão obedecer a uma Ordem de Postagem:
- Se houverem dois jogadores interagindo, os posts deverão alternar entre os dois, até que um terceiro personagem comece a interagir com eles:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 1
Jogador 2
...
- Se houverem três ou mais personagens em uma mesma cena, os posts deverão obedecer uma Ordem de Postagem, indicada pelo próprio grupo de jogadores, durante ou antes da interação:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3 (fim de um turno)
Jogador 1 (começo de um novo turno)
Jogador 2
Jogador 3
...
- Cada novo jogador que entra em interação com o grupo, deve permanecer na posição que entrou, enquanto os demais continuam postando na ordem anteriormente seguida.
(Se o grupo entrar em acordo, podem trocar a ordem de postagem como desejar, sempre utilizando os “Offs” para se comunicar.)
Ex:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1
Jogador 4
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1
Jogador 4
Jogador 2
....
- Quando outro jogador (jogador 4, por exemplo) entra em cena e se dirige a um dos personagens presentes no grupo, ele deverá ser respondido no mesmo turno em que entrou, caso o personagem a que ele se referiu ainda não tiver postado. Ex:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1
Jogador 4 (Fala com jogador 3)
Jogador 2
Jogador 3 (Responde Jogador 4)
Jogador 1
- Caso o personagem procurado já tiver postado, o novato deve esperar até o próximo turno para receber uma resposta, obedecendo a ordem de postagem do grupo. Ex:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1
Jogador 4 (Fala com jogador 1)
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1 (Responde jogador 4)
...
Regra 3:
- Nenhum personagem pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Isso vale para tópicos e comunidades relacionadas.
Regra 4: Prazo de Postagem
- Fica designado o tempo máximo de 4 dias para que um jogador justifique sua ausência em uma cena e se desejar, pedir aos demais prazo maior para que execute sua postagem, ou autorizar que passem a sua vez no turno, voltando a postar automaticamente no próximo turno.
Caso esse prazo se esgote e não houver pedido de espera ou justificativa, os demais integrantes do grupo estão autorizados a pular a vez do jogador retardatário e este só poderá postar quando chegar novamente a sua vez, no próximo turno.
Dicas:
- Para melhor compreensão de geral, os personagens deverão se referir aos outros pelos nomes, ou descrições dos mesmos.
- Qualquer anormalidade apresentada pelo personagem, que não seja facilmente prevista pelos outros, deve ser descrita, para que todos a vejam e possam interagir, se este for o desejo do jogador.
Ex:
Animais de estimação, condição física, roupas, curativos, armas, etc.
> Caso as regras não sejam obedecidas o jogador violador será advertido. Se o mesmo jogador persistir violando as regras, seus posts que forem ilegais serão apagados.
> As regras de postagem valem para todos os tópicos e comunidades relacionadas à Vila Oculta do Ferro, podendo ser quebradas apenas pelos Kages, se for necessário.
Prontinho! Agora você ja está apto a jogar um jogo interpretativo escrito com a gente!
Mas se quiser se meter em encrenca é bom saber...
REGRAS DE LUTA
1 - Antes da luta:
- Para criar um tópico de luta você precisa da autorização de um dos kages ou de um jounnin.
- Somente os juizes podem criar tópicos de lutas. No primeiro scrap, ele deve informar o nome de todos os lutadores e o nível ninja. Em seguida, os lutadores devem informar as armas que vão usar, mas sem dizer as quantidades.
- Se a luta tiver se iniciado sem a presença de um juíz, em um dos tópicos já existentes da vila, é possível que ela prossiga sem que o juíz esteja presente (mas os jogadores deverão contar com o bom senso um do outro).
2 - Durante a luta
- Em uma luta sem juíz, a qualquer momento um dos jogadores poderá requisitar um Jounnin ou Kage para julgar a luta. Assim os lutadores deverão esperar até que alguém se disponha a ajudar na arbitragem, ou seja ordenado por um dos Kages a ajudar.
- O juiz só pode intervir na luta em caso de irregularidades, excessos ou em caso de risco imediato por parte de algum dos oponentes.
- Pessoas registradas na vila estão terminantemente proibidas de, em uma luta, matar companheiros da própria vila.
Caso isso aconteça, o personagem assassino sofrerá severas punições.
3 - Gasto de Chakra / Ranking dos Jutsus
- Cada nível ninja terá um numero de pontos de chakra para ser gasto com os jutsus.
Gennin - 500 pontos
Chunnin - 1200 pontos
Jounnin - 2000 pontos
- Os jutsus usados serão dividos por rank. Esse rank será dividido em E, D, C, B, A e S.
- Quanto maior o rank do jutsu, maior o nível ninja necessário para usá-lo:
Nível E - Todo shinobi - 5 pontos de chakra
Nível D - Todo shinobi - 20 pontos de chakra
Nível C - Gennins(limitado), Chunnins e Jounnins - 50 pontos de chakra
Nível B - Chunnins(limitado), Jounnins - 100 pontos de chakra
Nível A – Jounnins - 150 pontos de chakra
Nível S – Jounnins - 250 pontos de chakra
- OBS: Quando um rank for limitado para o seu nível, significa que você só pode usar jutsus daquele rank no máximo 5 vezes por luta.
4 - Obrigações dos lutadores
-Todos os jutsus usados em uma postagem devem ter seus nomes, rank e descrição ditos ao juíz da luta (Pode-se dizer em off, no tópico do luta, ou por algum outro meio, caso o jogador queira manter segredo de qual jutsu foi usado).
Se não houver juíz, as informações dos jutsus devem ser ditas em off ao adversário.
-Jutsus que visam enganar o adversário, como kawarimi, bunshin, genjutsus ou qualquer coisa parecida, no momento que forem usados, devem ter um aviso em off de que estão em andamento, bem como a descrição e o rank do jutsu (este aviso pode ser dado no próprio tópico onde está acontecendo a luta, ou para o juíz, em segredo).
Se não houver juíz, as informações dos jutsus devem ser ditas em off ao adversário.
5 - Sistema de luta
- A luta será dividida em turnos. Em cada turno o ninja pode se defender e/ou atacar o adversário. Tanto a defesa quanto o ataque podem ser compostos por mais de um movimento.
- São permitidas lutas entre duplas, trios ou quartetos.
- São permitidos combos. O número de jutsus que podem ser usados variam de nível ninja.
Gennin - 2 jutsus por combo
Chunnin - 3 jutsus por combo
Jounnin - 5 jutsus por combo
- Os nomes de jutsus deverão ser em português, inglês ou japonês. Não misture idiomas.
- Quando houverem torneios ou lutas oficiais as regras poderão ser modificadas. Nesses casos, é necessária a presença de um ninja com conhecimentos médicos avançados para a realização da luta.
- Jutsus contínuos (que não tem sua execução encerrada após o fim do turno) gastarão o mesmo chakra referente a seu rank novamente a cada 2 turnos (A não ser que as regras para o jutsu digam o contrário).
Exemplo de jutsu contínuo: Kage Mane no Jutsu(Quando o adversário é dominado)
NOSSO RPG TEM BASE ESPAÇO/TEMPO
OU SEJA:
- Há um Espaço: A Vila e suas comunidades relacionadas. - Onde acontecem as ações dos personagens.
- E há o Tempo: O decorrer dos dias e das noites.
>>>Logo os personagens devem interagir com o meio, com o período do dia e com os outros personagens.<<<
1 - Como saber se é dia ou noite?
- Apenas os Kages e pessoas autorizadas poderão indicar se está de dia e de noite na vila, seja por meio interpretativo, off ou divulgação no perfil da vila. Assim se seguindo as interpretações dos personagens, logo todos saberão.
2 - O Espaço da vila é variável?
- NÃO! O espaço é fixo, sendo estritamente proibida a criação de tópicos para outros espaços na vila sem a pré-avaliação e aprovação dos kages.
3 - O Tempo da vila é variável?
- SIM! Como consideramos o DIA o período mais movimentado no jogo, será também o período mais demorado, podendo durar poucos ou muitos dias reais para passar.
- Já o período da NOITE no jogo passará rápido, tendo em circunstâncias normais no máximo um dia real.
- Este sistema será usado para dar a impressão de que o dia está mais movimentado que a noite (já que o comum é que seja assim), pois dessa forma mais ações serão abrigadas no DIA do que na NOITE.
- Logo, a duração do dia:
> Vai depender da freqüência de postagens feitas na Vila e comunidades relacionadas!
> Quanto mais ações forem feitas pelos personagens, mais rápido o dia passara! Ficando a nosso critério quando anoitecer.
- Sendo a noite, A PRINCÍPIO, um período com menor número de ações/postagens, ela passará mais rápida.
- Logo, a duração da noite:
> Vai depender de um numero MENOR de postagens na Vila e comunidades relacionadas.
> MENOS ações do que durante o dia.
- OBS: Lembrando que isto não é regra!!
Pois se acontecer algum evento/ missão/ luta ou treino noturno a noite deverá ser estendida, mesmo havendo um numero grande de postagens na comunidade durante a noite.
- OBS.2: LEMBRAMOS QUE o período do dia da Vila deve ser respeitado nas comunidades relacionadas, uma vez que todas estão contidas no ambiente da vila!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
1- Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação em relação as regras, podem nos contatar nas salas off ou qualquer tipo de mensagem privada.
2- Aquele que descumprir as regras será advertido e aconselhado a ler este tópico de regras.
Caso o infrator venha a repetir o mesmo erro várias vezes, será dado um aviso de expulsão da comunidade, de forma que se o erro se repetir mais uma vez, o membro será expulso.
Siga as instruções de registro no tópico: Como se registrar?
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COMO FUNCIONA O JOGO?
É muito simples!
Nosso jogo é basicamente uma narrativa escrita contínua, onde você narra seu personagem em interação com os ambientes e demais personagens. É como contar uma história junto com outras pessoas.
.POSTAGEM
- Poderão haver várias cenas acontecendo simultaneamente em um mesmo tópico, mas como o cenário (tópico) é compartilhado pelos jogadores ali presentes, é fundamental que casa personagem tenha sua visão sobre a área e todos que estão possivelmente visíveis nela.
Usem o bom senso.
Regra 1: Padrão de Postagem
Os posts deverão ser feitos sempre levando em conta o cenário e os personagens presentes no local, interagindo com o meio da seguinte maneira:
*Ação*
”Pensamento”
- Fala
Ex:
*Vou andando calmamente até a beira do rio e respiro bem fundo enquanto observo a paisagem.*
"Nossa, que dia bonito!"
- Ai que preguiiiiçaa!!
*Me sento ali de forma desengonçada, aproveitando o banho de sol.*
(OBS: Podem ser usados outros padrões, desde que fique claro para os outros jogadores qual o significado destes padrões e quais as ações e impressões de seu personagem, de forma que o post fique legível e compreensível.)
Regra 2: Ordem de Postagem
Caso interajam mais de dois personagens em uma Cena ( Lembrando que em um tópico podem haver varias cenas acontecendo ao mesmo tempo.), os jogadores deverão obedecer a uma Ordem de Postagem:
- Se houverem dois jogadores interagindo, os posts deverão alternar entre os dois, até que um terceiro personagem comece a interagir com eles:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 1
Jogador 2
...
- Se houverem três ou mais personagens em uma mesma cena, os posts deverão obedecer uma Ordem de Postagem, indicada pelo próprio grupo de jogadores, durante ou antes da interação:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3 (fim de um turno)
Jogador 1 (começo de um novo turno)
Jogador 2
Jogador 3
...
- Cada novo jogador que entra em interação com o grupo, deve permanecer na posição que entrou, enquanto os demais continuam postando na ordem anteriormente seguida.
(Se o grupo entrar em acordo, podem trocar a ordem de postagem como desejar, sempre utilizando os “Offs” para se comunicar.)
Ex:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1
Jogador 4
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1
Jogador 4
Jogador 2
....
- Quando outro jogador (jogador 4, por exemplo) entra em cena e se dirige a um dos personagens presentes no grupo, ele deverá ser respondido no mesmo turno em que entrou, caso o personagem a que ele se referiu ainda não tiver postado. Ex:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1
Jogador 4 (Fala com jogador 3)
Jogador 2
Jogador 3 (Responde Jogador 4)
Jogador 1
- Caso o personagem procurado já tiver postado, o novato deve esperar até o próximo turno para receber uma resposta, obedecendo a ordem de postagem do grupo. Ex:
Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1
Jogador 4 (Fala com jogador 1)
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 1 (Responde jogador 4)
...
Regra 3:
- Nenhum personagem pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Isso vale para tópicos e comunidades relacionadas.
Regra 4: Prazo de Postagem
- Fica designado o tempo máximo de 4 dias para que um jogador justifique sua ausência em uma cena e se desejar, pedir aos demais prazo maior para que execute sua postagem, ou autorizar que passem a sua vez no turno, voltando a postar automaticamente no próximo turno.
Caso esse prazo se esgote e não houver pedido de espera ou justificativa, os demais integrantes do grupo estão autorizados a pular a vez do jogador retardatário e este só poderá postar quando chegar novamente a sua vez, no próximo turno.
Dicas:
- Para melhor compreensão de geral, os personagens deverão se referir aos outros pelos nomes, ou descrições dos mesmos.
- Qualquer anormalidade apresentada pelo personagem, que não seja facilmente prevista pelos outros, deve ser descrita, para que todos a vejam e possam interagir, se este for o desejo do jogador.
Ex:
Animais de estimação, condição física, roupas, curativos, armas, etc.
> Caso as regras não sejam obedecidas o jogador violador será advertido. Se o mesmo jogador persistir violando as regras, seus posts que forem ilegais serão apagados.
> As regras de postagem valem para todos os tópicos e comunidades relacionadas à Vila Oculta do Ferro, podendo ser quebradas apenas pelos Kages, se for necessário.
Prontinho! Agora você ja está apto a jogar um jogo interpretativo escrito com a gente!
Mas se quiser se meter em encrenca é bom saber...
REGRAS DE LUTA
1 - Antes da luta:
- Para criar um tópico de luta você precisa da autorização de um dos kages ou de um jounnin.
- Somente os juizes podem criar tópicos de lutas. No primeiro scrap, ele deve informar o nome de todos os lutadores e o nível ninja. Em seguida, os lutadores devem informar as armas que vão usar, mas sem dizer as quantidades.
- Se a luta tiver se iniciado sem a presença de um juíz, em um dos tópicos já existentes da vila, é possível que ela prossiga sem que o juíz esteja presente (mas os jogadores deverão contar com o bom senso um do outro).
2 - Durante a luta
- Em uma luta sem juíz, a qualquer momento um dos jogadores poderá requisitar um Jounnin ou Kage para julgar a luta. Assim os lutadores deverão esperar até que alguém se disponha a ajudar na arbitragem, ou seja ordenado por um dos Kages a ajudar.
- O juiz só pode intervir na luta em caso de irregularidades, excessos ou em caso de risco imediato por parte de algum dos oponentes.
- Pessoas registradas na vila estão terminantemente proibidas de, em uma luta, matar companheiros da própria vila.
Caso isso aconteça, o personagem assassino sofrerá severas punições.
3 - Gasto de Chakra / Ranking dos Jutsus
- Cada nível ninja terá um numero de pontos de chakra para ser gasto com os jutsus.
Gennin - 500 pontos
Chunnin - 1200 pontos
Jounnin - 2000 pontos
- Os jutsus usados serão dividos por rank. Esse rank será dividido em E, D, C, B, A e S.
- Quanto maior o rank do jutsu, maior o nível ninja necessário para usá-lo:
Nível E - Todo shinobi - 5 pontos de chakra
Nível D - Todo shinobi - 20 pontos de chakra
Nível C - Gennins(limitado), Chunnins e Jounnins - 50 pontos de chakra
Nível B - Chunnins(limitado), Jounnins - 100 pontos de chakra
Nível A – Jounnins - 150 pontos de chakra
Nível S – Jounnins - 250 pontos de chakra
- OBS: Quando um rank for limitado para o seu nível, significa que você só pode usar jutsus daquele rank no máximo 5 vezes por luta.
4 - Obrigações dos lutadores
-Todos os jutsus usados em uma postagem devem ter seus nomes, rank e descrição ditos ao juíz da luta (Pode-se dizer em off, no tópico do luta, ou por algum outro meio, caso o jogador queira manter segredo de qual jutsu foi usado).
Se não houver juíz, as informações dos jutsus devem ser ditas em off ao adversário.
-Jutsus que visam enganar o adversário, como kawarimi, bunshin, genjutsus ou qualquer coisa parecida, no momento que forem usados, devem ter um aviso em off de que estão em andamento, bem como a descrição e o rank do jutsu (este aviso pode ser dado no próprio tópico onde está acontecendo a luta, ou para o juíz, em segredo).
Se não houver juíz, as informações dos jutsus devem ser ditas em off ao adversário.
5 - Sistema de luta
- A luta será dividida em turnos. Em cada turno o ninja pode se defender e/ou atacar o adversário. Tanto a defesa quanto o ataque podem ser compostos por mais de um movimento.
- São permitidas lutas entre duplas, trios ou quartetos.
- São permitidos combos. O número de jutsus que podem ser usados variam de nível ninja.
Gennin - 2 jutsus por combo
Chunnin - 3 jutsus por combo
Jounnin - 5 jutsus por combo
- Os nomes de jutsus deverão ser em português, inglês ou japonês. Não misture idiomas.
- Quando houverem torneios ou lutas oficiais as regras poderão ser modificadas. Nesses casos, é necessária a presença de um ninja com conhecimentos médicos avançados para a realização da luta.
- Jutsus contínuos (que não tem sua execução encerrada após o fim do turno) gastarão o mesmo chakra referente a seu rank novamente a cada 2 turnos (A não ser que as regras para o jutsu digam o contrário).
Exemplo de jutsu contínuo: Kage Mane no Jutsu(Quando o adversário é dominado)
NOSSO RPG TEM BASE ESPAÇO/TEMPO
OU SEJA:
- Há um Espaço: A Vila e suas comunidades relacionadas. - Onde acontecem as ações dos personagens.
- E há o Tempo: O decorrer dos dias e das noites.
>>>Logo os personagens devem interagir com o meio, com o período do dia e com os outros personagens.<<<
1 - Como saber se é dia ou noite?
- Apenas os Kages e pessoas autorizadas poderão indicar se está de dia e de noite na vila, seja por meio interpretativo, off ou divulgação no perfil da vila. Assim se seguindo as interpretações dos personagens, logo todos saberão.
2 - O Espaço da vila é variável?
- NÃO! O espaço é fixo, sendo estritamente proibida a criação de tópicos para outros espaços na vila sem a pré-avaliação e aprovação dos kages.
3 - O Tempo da vila é variável?
- SIM! Como consideramos o DIA o período mais movimentado no jogo, será também o período mais demorado, podendo durar poucos ou muitos dias reais para passar.
- Já o período da NOITE no jogo passará rápido, tendo em circunstâncias normais no máximo um dia real.
- Este sistema será usado para dar a impressão de que o dia está mais movimentado que a noite (já que o comum é que seja assim), pois dessa forma mais ações serão abrigadas no DIA do que na NOITE.
- Logo, a duração do dia:
> Vai depender da freqüência de postagens feitas na Vila e comunidades relacionadas!
> Quanto mais ações forem feitas pelos personagens, mais rápido o dia passara! Ficando a nosso critério quando anoitecer.
- Sendo a noite, A PRINCÍPIO, um período com menor número de ações/postagens, ela passará mais rápida.
- Logo, a duração da noite:
> Vai depender de um numero MENOR de postagens na Vila e comunidades relacionadas.
> MENOS ações do que durante o dia.
- OBS: Lembrando que isto não é regra!!
Pois se acontecer algum evento/ missão/ luta ou treino noturno a noite deverá ser estendida, mesmo havendo um numero grande de postagens na comunidade durante a noite.
- OBS.2: LEMBRAMOS QUE o período do dia da Vila deve ser respeitado nas comunidades relacionadas, uma vez que todas estão contidas no ambiente da vila!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
1- Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação em relação as regras, podem nos contatar nas salas off ou qualquer tipo de mensagem privada.
2- Aquele que descumprir as regras será advertido e aconselhado a ler este tópico de regras.
Caso o infrator venha a repetir o mesmo erro várias vezes, será dado um aviso de expulsão da comunidade, de forma que se o erro se repetir mais uma vez, o membro será expulso.
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